Diga-me que lhe dói ... e dir-lhe-ei o que isso significa.


- O coração. Representa amor e o sangue alegria. O coração é a bomba que, com amor, faz a alegria circular pelas nossas veias. Quando nos privamos de amor e alegria, o coração encolhe e esfria e, como resultado, a circulação torna-se preguiçosa e estamos no caminho da anemia, angina de peito e ataques cardíacos. Mas o coração não "nos ataca". Somos nós que nos envolvemos tanto nos dramas que acreditamos que frequentemente paramos de prestar atenção às pequenas alegrias que nos cercam. Passamos anos a expulsar toda a alegria do coração, até que, literalmente, a dor a destrói. Pessoas que sofrem ataques cardíacos nunca são pessoas alegres. Se não tiver tempo para apreciar os prazeres da vida, o que faz é preparar um "ataque cardíaco". Coração de ouro, coração de pedra, coração aberto, sem coração, todo coração ... qual destas expressões é a que acha que melhor combina consigo?
- O corpo. «Com amor, escuto as mensagens do meu corpo.- Estou convencido de que nós mesmos criamos tudo o que chamamos de «doença ». O corpo, como tudo na vida, é um espelho das nossas idéias e crenças. O corpo está sempre a falar conosco; nós apenas temos que nos preocupar em ouvi-lo. Cada célula do seu corpo responde a cada uma das coisas que você pensa e a cada palavra que diz. Quando um modo de falar e pensar se torna contínuo, acaba por se expressar em comportamentos e posturas corporais, em modos de ser e de "ser mau". A pessoa que continuamente está carrancuda não foi criada por ter idéias alegres ou sentimentos de amor. O rosto e o corpo dos idosos mostram claramente como eles pensaram durante a vida. Que rosto terá aos oitenta anos?
- Os ouvidos representam a capacidade de ouvir. Quando há problemas nos ouvidos, isso geralmente significa que algo está a acontecer com alguém de quem você não quer saber. Dor de ouvido indica que o que é ouvido causa raiva. É uma dor comum em crianças, que geralmente precisam ouvir coisas em casa que não querem ouvir. Frequentemente, as regras domésticas proíbem as crianças de expressar a sua raiva, e sua incapacidade de mudar as coisas faz com que elas tenham dor de ouvido. A surdez representa uma recusa, que pode ocorrer há muito tempo, em ouvir alguém. Observe que quando um membro de um casal é "difícil de ouvir", geralmente o outro é um charlatão.
- A cabeça representa-nos. É o que mostramos ao mundo, a parte do nosso corpo pela qual geralmente nos reconhecem. Quando algo está errado na região da cabeça, geralmente significa que sentimos que algo está errado conosco.
O cabelo representa força. Quando estamos tensos e assustados, costumamos fazer essas "tiras de aço" que se originam nos músculos dos ombros e daí sobem para o topo da cabeça e que às vezes até cercam os olhos. O cabelo cresce a partir dos folículos capilares e, quando há muita tensão no couro cabeludo, pode ser submetido a uma pressão que não permite que respire, causando a sua morte e a sua queda. Se a tensão é mantida e o couro cabeludo não relaxa, o folículo ainda está tão tenso que o novo cabelo não pode sair, e o resultado é calvície. Nas mulheres, a calvície tem aumentado desde que começaram a entrar no "mundo dos negócios", com todas as suas tensões e frustrações, embora nelas não seja tão evidente porque as perucas para mulheres são extremamente naturais e atraentes. Infelizmente, os apliques masculinos ainda estão longe disso. Estar tenso não é ser forte. Tensão é fraqueza. Estar relaxado, concentrado e sereno, é ser realmente forte. Seria bom se todos relaxássemos mais o corpo e muitos de nós também relaxássemos o couro cabeludo. Experimente Diga ao seu couro cabeludo para relaxar e veja se há alguma diferença. Se você tiver uma notável sensação de relaxamento, é aconselhável praticar este exercício com frequência.
- Os olhos representam a capacidade de ver, e quando temos problemas nos olhos, isso significa, geralmente, que há algo que não queremos ver, seja em nós ou na vida, passado, presente ou futuro. Sempre que vejo crianças pequenas a usar óculos, sei que algo está a acontecer em casa que elas não querem ver. Como não podem mudar a situação, encontram uma maneira de não a ver tão claramente. Muitas pessoas tiveram experiências de cura impressionantes quando estavam dispostas a voltar no passado para fazer uma "limpeza" e deitar fora o que não queriam ver um ano ou dois antes de começarem a usar os óculos. Você não negará algo que acontece no seu presente? O que não quer enfrentar? Tem medo de contemplar o presente ou o futuro? Se pudesse ver claramente, o que veria que não vê agora? Consegue ver o que ele está a fazer consigo mesmo(a)? Seria interessante considerar essas questões.
- Articulações. Permitem a produção de movimentos com graça e facilidade. Se temos juntas rígidas e incapazes de nos mover, ficamos rígidos, os nossos meios de expressão se tornam rígidos e inflexíveis. Através das articulações, podemos expressar-nos com facilidade e propriedade. As articulações contêm tecidos duros, tecidos moles e fluidos, de modo que os problemas na área podem afetar um ou mais desses três aspectos. Uma inflamação nas articulações revela, portanto, uma resistência ou irritação com relação ao movimento, talvez um medo do que está à nossa frente ou uma dificuldade em se submeter a ele. Há uma falta de energia que viaja através das articulações, o que indica que estamos a receber energia dessa parte do corpo-mente. Isso vai depender da área do corpo afetada. Assim, por exemplo, as articulações dos ombros, cotovelos e pulsos nos permitem transferir a energia do coração para as mãos, para que possamos expressar os nossos sentimentos afetivos. Essas articulações também autorizam a livre expressão da nossa energia criativa e ativa, das nossas habilidades manipulativas e executivas. Uma disfunção em qualquer uma dessas articulações pode indicar um medo de expressar essa energia, um revés ou resistência a ela.
- Cabeça. Dores de cabeça vêm do fato de nos negarmos. Na próxima vez que a sua cabeça doer, pare para pensar em como e quando foi injusto consigo mesmo. Perdoe a si mesmo, não pense mais sobre isso, e a cor da cabeça dissolver-se-á no nada do qual veio.
Enxaquecas são criadas por pessoas que querem ser perfeitas e que impõem pressão excessiva sobre si mesmas. Nelas está em jogo uma intensa raiva reprimida. É interessante notar que uma enxaqueca quase sempre pode ser aliviada se se masturbar assim que a dor começar. A descarga sexual dissolve a tensão e, portanto, a dor. Você pode não sentir vontade de se masturbar naquele momento, mas vale a pena tentar. Nada está perdido.
Problemas que se manifestam nos seios da face, na área mais próxima do nariz, significam que se irrita com alguém que está muito presente na sua vida. Você pode até sentir que a pessoa o(a) está a sufocar ou a esmagar. Começamos por nos esquecer que criamos situações e depois abdicamos do nosso poder, culpando outra pessoa pela nossa frustração. Não existe pessoa, lugar ou coisa que tenha algum poder sobre nós, porque na nossa mente a única entidade pensante somos nós. Criamos as nossas experiências, a nossa realidade e tudo nela. Quando criamos paz, harmonia e equilíbrio na nossa mente, é isso que encontramos na vida.
- As costas. A parte de trás representa o nosso sistema de suporte. Ter problemas nas costas geralmente significa que não nos sentimos apoiados, pois muitas vezes acreditamos que só encontramos apoio no nosso trabalho, na família ou no(a) nosso(a) parceiro(a), quando na verdade temos o apoio total do Universo, da própria Vida. A parte superior das costas tem a ver com a sensação de não ter apoio emocional. “O meu marido (esposa, amante, amigo ou chefe) não me entende nem me apoia.” A parte do meio está relacionada com a culpa, com tudo o que deixamos para trás. Tem medo de ver o que está atrás de si? Talvez esteja a esconder isso? Sente-se esfaqueado(a) nas costas? Está realmente esgotado(a)?
As suas finanças estão uma confusão ou preocupa-se excessivamente com elas? Então, provavelmente sente desconforto na região lombar. A causa é a falta de dinheiro ou o medo de não ter o suficiente. A quantidade que tem não tem nada a ver com isso.
- A garganta representa a nossa capacidade de "nos defendermos" verbalmente, de pedir o que queremos, de dizer "eu sou" e assim por diante. Quando temos problemas com isso, geralmente significa que não temos o direito de fazer essas coisas. Sentimo-nos inadequados para nos afirmarmos a nós mesmos. A dor de garganta está sempre com raiva. Se também houver uma constipação também haverá confusão mental. A laringite geralmente significa que a pessoa está com tanta raiva que não consegue falar. A garganta também representa o fluxo de criatividade no nosso corpo. É o lugar do corpo onde expressamos a nossa criatividade e, quando a frustramos e sufocamos, geralmente temos problemas na garganta. Todos sabemos quantas pessoas vivem uma vida inteira pelos outros, nunca fazendo o que querem. Estão sempre a agradar a mães, cônjuges, amantes ou chefes.
Amigdalite e problemas de tireóide nada mais são do que criatividade frustrada, incapaz de se expressar. O centro de energia localizado na garganta, o quinto chakra, é o local do corpo onde a mudança ocorre. Quando resistimos à mudança, ou estamos em plena mudança, ou estamos a tentar mudar, geralmente temos muita atividade na garganta ou quando você ouve alguém tossir. Ao tossir, pergunte-se: «O que acabou de ser dito? A que estamos reagindo? É resistência e obstinação, ou é o processo de mudança que está a ocorrer? Nos meus seminários, uso a tosse como um meio de autodescoberta. Toda vez que alguém tosse, eu toco a garganta e digo em voz alta: "Estou disposto a mudar" ou "Estou a mudar".

Fonte: Louise Hay
📨darzenterapias@gmail.com
📞 (+351) 964 006 363

Comentários

Mensagens populares