Dizem que havia um Samurai que vivia na ilha de Hokaido no norte do Japão. Era um senhor feudal que possuía grandes extensões de terra e, portanto, tinha muitos súbditos, depois de mil batalhas defendendo e comandando as tropas do imperador. Ao retornar à sua terra natal decidiu casar-se. Era muito bonito e logo se soube em toda a ilha que ele estava à procura de uma esposa.

Pelo seu palácio passaram as mulheres mais bonitas da ilha e de outras ilhas mais distantes; muitas ofereciam além da sua beleza e encantos, muitas riquezas, mas nenhuma o satisfez a ponto de se tornar sua esposa.
Um dia, uma mendiga veio ao palácio samurai e após muita luta e conseguiu uma audiência.
"Eu não tenho nada material para lhe oferecer, só lhe posso dar o grande amor que sinto por si", disse: "Se me permitir, eu posso fazer algo para lhe mostrar esse amor".
Isso despertou a curiosidade do samurai, que lhe pediu para dizer o que poderia fazer.
"Passarei 100 dias na sua varanda, sem comer ou beber nada, exposta à chuva, ao sereno, ao sol e ao frio da noite. Se puder suportar esses 100 dias tornar-me-ei sua esposa. "
O samurai, surpreso, em vez de comovido, aceitou o desafio e disse: Eu aceito, se uma mulher pode fazer tudo isso por mim, ela é digna de ser minha esposa.
Dito isto, a mulher começou o seu sacrifício.
Os dias começaram a passar e a mulher suportou bravamente as piores tempestades. Muitas vezes sentia que estava a desmaiar de fome e frio, mas encorajou-a imaginar-se ao lado do seu grande amor.
De tempos em tempos, o samurai espreitava do seu quarto, para a ver e fazia um sinal de alento com o polegar.
À noite a temperatura caiu muitos graus negativos e isso foi muito duro para ela que nem sequer tinha um cobertor.
Então o tempo passou, 20 dias, 50 dias, e as pessoas da ilha ficaram felizes porque pensaram: Finalmente, teremos uma esposa para o nosso Senhor! ... 90 dias ... e o samurai continuou a assomar-se de vez em quando para ver o progresso da mulher. "Esta mulher é incrível", pensou para si mesmo, e novamente deu-lhe ânimo com sinais.
Chegou o dia 99 e todos os habitantes da ilha começaram a encontrar-se fora do palácio para ver o momento em que aquela mendiga se tornaria a esposa do samurai. Contavam as horas, às 12 horas daquela noite, teriam um casamento.

A pobre mulher estava muito doente. 
Então aconteceu. Às 11 horas da noite do centésimo dia, a mulher rendeu-se e decidiu retirar-se do palácio. Olhou tristemente para o samurai surpreso e, sem dizer uma palavra, saiu. As pessoas ficaram chocadas! Ninguém conseguia entender porquê que aquela mulher corajosa desistira a apenas uma hora para ver os seus sonhos tornarem-se realidade. Tinha suportado muito!
Ao chegar a casa, o seu pai já tinha sabido o que acontecera e perguntou-lhe: Porque desististe apenas a momentos de seres a esposa do grande samurai?
E para seu espanto, ela respondeu: Eu estive 99 dias e 23 horas na sua varanda, suportando todos os tipos de calamidades e não conseguiu livrar-me daquele sacrifício. Viu-me a sofrer e só me encorajou a continuar, sem nem mostrar um pouco de pena diante do meu sofrimento. Esperei todo este tempo por um vislumbre de bondade e consideração que nunca veio. Então entendi: uma pessoa tão egoísta, imprudente e cega, que só pensa em si mesma, não merece o meu amor!

MORAL: Quando você ama alguém e sente que para manter essa pessoa ao seu lado tem que sofrer, sacrificar a sua essência e até mesmo orar ... mesmo que doa, recue. E não tanto porque as coisas ficam difíceis, mas porque quem não o(a) faz sentir-se valorizado(a), quem não é capaz de dar o mesmo que você, quem não consegue estabelecer o mesmo compromisso, a mesma entrega ... simplesmente NÃO O(A) MERECE.

Comentários

Mensagens populares