15 de Agosto - Dia Internacional do Reiki

Imagem relacionada

Celebra-se hoje o Dia Internacional do Reiki, é dia de homenagear o Mestre Mikao Usui, fundador do Reiki, nascido a 15 de agosto de 1865 em Taniai, no Japão. Trata-se de uma data especial para todos os praticantes de Reiki.
O Reiki é uma terapia complementar e integrativa, onde se depreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve ou, ou mesmo sem contacto, do local afectado no corpo ou seguindo um processo de tratamento que visa a aplicação em várias partes do corpo, sempre respeitando a integridade do utente. Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos. O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapêutica complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.
A terapia Reiki tem uma perspectiva holística, olha para o homem como um todo, com dimensões físicas, emocionais, mentais e energéticas.
O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:
-Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade
-Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infecção, estimulando o seu sistema imunológico
-Aliviar estados de depressão e cansaço
-Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia
-Potencia o efeito benéfico dos fármacos quando um paciente não está a responder ao tratamento
-Acelerar a eliminação de toxinas da anestesia e fármacos empregues
-Reduzir a ansiedade antes de uma intervenção cirurgica ou química 
-Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção
Muitas são as histórias sobre Mikao Usui e sobre como o Reiki apareceu, no entanto, não são as histórias o mais importante, elas podem dar-nos um contexto histórico da época e da pessoa mas Reiki é algo que se experiencia de forma íntima e profunda.  Mikao Usui nasceu a 15 de Agosto de 1865 na aldeia de Taniai, no Japão, tendo sido um aluno regular e profissionalmente um funcionário do Estado Japonês. Um dia, foi para o monte Kurama, para aperfeiçoar a sua disciplina e após 21 dias começou a sentir Reiki (energia universal) no topo da sua cabeça. Num momento de inspiração, compreendeu um novo método de disciplina energética, a qual aplicou em si, em primeiro lugar, depois, a membros da sua família e. finalmente, em 1922 abriu o primeiro centro de tratamento e ensino de Reiki. Mais informação sobre o historial do Reiki pode ser lido na Tradução do Memorial do Mestre Usui, uma óptima referência sobre a história do Mestre Usui,segundo o Memorial erguido pelos seus alunos.
Os seus ensinamentos passaram para Chujiro Hayashi e deste para Hawayo Takata que levou o Reiki para o Havai, tendo passado para os Estados Unidos, Brasil, Canadá e Europa.
Mikao Usui instituiu cinco princípios, orientadores, para o desenvolvimento interior dos praticantes de Reiki. Podemos encontrar o valor destes cinco princípios em todas as civilizações.
五戒 – GOKAI (Cinco Princípios)
今日たけは –Kyo dake wa – Só por Hoje,
怒るな –Ikaruna – Sou Calmo,
 心配すな – Shinpaisuna – Confio,
感謝して – Kanshashite – Sou Grato,
業をはけめ – Gyo wo hageme – Trabalho Arduamente,
人に親切に – Hito ni shinsetsu ni – Sou Bondoso.

Resultado de imagem para 15 de agosto reiki

Deixo aqui uma homenagem lindíssima feita pela Andreia Viana do BeYou Reiki e que se inspirou numa oração do Reverendo Jim Cotter:
Que a energia vital universal Reiki esteja
na minha mente e no meu entendimento
nos meus olhos e no que vejo
na minha boca e no que falo
na minha língua e no meu alimento

Que a energia vital universal Reiki esteja
no meu nariz e na minha inspiração
nos meus ouvidos e no que oiço
no meu pescoço e na minha humildade
nas minhas costas e na minha postura

Que a energia vital universal Reiki esteja
nos meus braços e no meu acolhimento
nas minhas mãos e no meu trabalho
nas minhas pernas e no meu passo
nos meus pés e no meu equilíbrio

Que a energia vital universal Reiki esteja
na minha raiz e na minha coragem
nas minhas entranhas e no meu perdão
nos meus pulmões e no meu sentir
no meu coração e no meu amor

Que a energia vital universal Reiki esteja
na minha pele e no meu toque
no meu sangue e na minha vida
nos meus ossos e na minha compaixão
no meu fim e na minha eternidade.*

*Adaptado a partir da oração tradicional do Reverendo Jim Cotter, incuída no livro Prayer at Night, Cairns Publications, Sheffield, Inglaterra, 1988
Fontes: http://www.associacaoportuguesadereiki.com/o-que-e-reiki/
http://www.beyoureiki.com/homenagem-ao-mestre-mikao-usui-dia-internacional-do-reiki-2/

Comentários

Mensagens populares