A asma



A asma é uma doença caracterizada por inflamação das vias aéreas que provoca dificuldade respiratória. Pode ser aguda ou crónica.
A asma é uma doença que se manifesta mais frequentemente por ataques intercalados com períodos em que a respiração é normal o que muitas vezes interfere nas actividades diárias das pessoas porque as limita e também surgem muitos sintomas durante a noite que por vezes levam a hospitalização.
Desde os anos 1960 que a asma está a aumentar progressivamente nos países industrializados, onde se estima que 5% a 10% da população francesa, cerca de 5 milhões de pessoas sofrem de asma em diferentes graus (6, 7% em 2009). As mulheres parecem ligeiramente mais afetadas do que os homens e parecem existir dois períodos da vida que são mais propícios para o desenvolvimento de asma: a infância e início dos anos quarenta.
Um ataque de asma muitas vezes começa com uma tosse seca, seguido de dificuldade em respirar, o que causa pieira claramente audível. Geralmente é acompanhado de expectoração de muco (escarro e tosse).
Durante uma crise, a abertura dos brônquios é reduzida devido a uma reação inflamatória, e há uma contração dos músculos da parede brônquica (broncoespasmo).
Em algumas pessoas, ataques de asma são raros e não têm sério impacto na vida diária. No entanto, a doença pode piorar dependendo de vários factores.
Uma asma mal controlada pode causar sintomas permanentes e colocar em risco a vida das pessoas que sofrem desta doença.
Todos os anos, em França, cerca de 500 adultos morrem de um ataque de asma. A maioria destas mortes poderia ser evitada através da gestão adequada da doença.
As pessoas com asma podem, no entanto, viver muito normalmente. Além disso, é raro que as crises ocorrem de repente, sem sinal de alerta por isso é preciso aprender a reconhecer estes sinais pode agir em tempo para reduzir a severidade das convulsões.
Os sintomas podem aparecer depois da prática de exercício ou na presença de outro gatilho e geralmente são piores à noite e de manhã cedo. É importante que fique alerta se os seguintes sintomas estiverem presentes para que possa pedir ajuda ou ir para a urgência, a fim de controlar a crise o mais rapidamente possível: dificuldade em respirar ou falta de ar, pieira, sensação de aperto, aperto no peito, tosse seca (que em algumas pessoas se reflecte numa tosse persistente que muitas vezes aparece na hora de dormir ou após esforço físico).
Além destes sintomas a asma pode causar suores, aumento da frequência cardíaca, dificuldade em falar ou tossir, grande ansiedade, confusão e agitação (especialmente em crianças), uns dedos ou lábios azulados, distúrbios de consciência (sonolência).
Há muitos tratamentos médicos para a asma mas a prevenção é fundamental.
Têm maior probabilidade de ter asma as pessoas com uma predisposição genética a alergias ou têm pais ou irmãos e irmãs asma, pessoas que nascem com pouco peso, as pessoas obesas, as pessoas com DRGE (Doença de refluxo gastro-esofágico).
É fundamental evitar locais com poeiras, pólen, pelos, ácaros, com animais; locais com poluentes do ar (fumo de tabaco, fumo de lenha, gases de escape, outros tipos de poluição do ar).
Há que ter em conta que os factores que se seguem embora não sejam a causa de um ataque de asma, podem desencadear ou piorar a respiração:
- alergias alimentares ou aditivos alimentares como sulfitos,
- certos medicamentos (aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, beta-bloqueadores),
- comer em excesso pois contribui para o refluxo esofágico.
- infecções do trato respiratório (constipações, bronquite, sinusite etc.) porque causam inflamação local,
- exercício, especialmente se for praticado no exterior, no inverno, com clima frio e seco,
 - emoções fortes (risos, lágrimas, raiva, emoção), especialmente em crianças,
- stress (ansiedade, depressão…).

Seguidamente deixo-vos uma lista de remédios naturais simples também podem proporcionar alívio de sintomas.

1. Gengibre - é um tratamento natural bem conhecido para várias doenças incluindo a asma. Os pesquisadores descobriram que ele pode ajudar a reduzir a inflamação das vias respiratórias e a inibir a sua contração. Além disso, estudos indicam que ele tem compostos que podem aumentar os efeitos relaxantes musculares de determinados medicamentos para a asma.
Como usar: Misture quantidades iguais de sumo de gengibre, sumo de romã e mel. Consuma uma colher de sopa desta mistura duas ou três vezes por dia.
Outra opção é misturar uma colher de chá de gengibre num copo de água e tomar uma colher de sopa desta mistura quando for dormir ou então corte um centímetro de gengibre em pedaços pequenos e adicione numa panela de água a ferver. Deixe cinco minutos e depois de arrefecer já pode beber.
Você também pode comer gengibre cru misturado com sal.

2. Óleo de mostarda - Ao ter um ataque de asma massaje com óleo de mostarda perto dos seus pulmões, isso vai ajudar a limpar as vias respiratórias e a restabelecer a respiração normal.
Como usar: Aqueça um pouco de óleo de mostarda com um pouco de cânfora. Transfira para uma tigela e enquanto estiver quente, esfregue suavemente no peito e na parte superior das costas e massajeie. Faça isso várias vezes ao dia até que os sintomas diminuem.

3. Figos - As propriedades nutricionais dos figos promovem a saúde respiratória e ajudam a drenar o catarro e a aliviar a dificuldade respiratória.
Como usar: Lave três figos secos e mergulhe-os num copo de água durante a noite. De manhã, coma os figos e beba a água do figo com o estômago vazio. Faça este tratamento em casa durante alguns meses. Este método ajuda os nutrientes rapidamente a entrar na corrente sanguínea e proporciona o alívio de sintomas da asma.

4. Alho - Os seguintes remédios à base de alho irão limpar o congetionamento nos seus pulmões, o que lhe vai dar um alívio rápido dos sintomas da asma.
 Como usar: Ferva de 10 a 15 dentes de alho em meia chávena de leite. Beba uma vez por dia. Também pode fazer chá de alho, adicionando 3 a 4 dentes de alho numa panela de água quente e deixando repousar cinco minutos. Depois de arrefecer pode beber.

5. Café - A cafeína pode ajudar no controlo de ataques de asma pois ela age como um broncodilatador. O café quente também vai relaxar e limpar as vias respiratórias para que possa respirara mais facilmente. Quanto mais forte for o café melhor será o resultado.
Mas tente não beber mais de três chávenas de café por dia. Se você não gosta de café, pode optar por tomar apenas uma chávena. Não use a cafeína como um tratamento regular.

6. Óleo de eucalipto - Óleo de eucalipto puro é um tratamento eficaz para os sintomas da asma devido às suas propriedades descongestionantes. A pesquisa indica que ele tem uma substância química chamada eucaliptol que pode ajudar com o muco.
Como usar: Basta colocar algumas gotas de óleo de eucalipto numa toalha de papel e colocar em sua cabeça ao deitar, para que você respire o aroma. Também pode colocar 2 a 3 gotas de óleo de eucalipto numa panela de água, ferver e respirar o vapor. Tente respirar profundamente para resultados mais rápidos.

7. Mel - O mel é uma das mais antigas curas naturais para a asma. O alcool e óleos e mel ajudam a reduzir os sintomas da asma.
Como usar: Apenas inalar o cheiro do mel, produz resultados positivos para algumas pessoas. Também pode misturar uma colher de chá de mel num copo de água quente e beber devagar, cerca de três vezes por dia. Alternativamente antes de ir para a cama, engula uma colher de chá de mel com meia colher de chá de canela em pó. Isso ajudará a remover o catarro de sua garganta e permite que durma melhor.

8. Cebola – As cebolas têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a constrição das vias aéreas quando se sofre de asma. Além disso, o teor de enxofre na cebola ajuda a diminuir a inflamação nos pulmões.

Como usar: Basta comer uma cebola crua para limpar as suas vias aéreas e respirar melhor. Se você não suportar o sabor da cebola crua, tente comer cozida.

9. Limão - Pessoas com asma, muitas vezes têm baixos níveis de vitamina C. Limões são ricos em vitaminas e antioxidantes, o que pode ajudar a reduzir os sintomas de asma.

Como usar: Esprema o sumo de meio limão num copo de água e adicione um pouco de açúcar a gosto. Beba esse líquido todos os dias para reduzir ataques de asma. Evite o uso de sumo de limão engarrafado. Além disso, não coma frutas cítricas durante ataques de asma, isso pode agravar seus sintomas.
Laranjas, mamão, amoras e morangos também são ricos em nutrientes que ajudam a minimizar os sintomas da asma.

10. Salmão cru -  O omega 3 no salmão vai ajudar os seus pulmões a reagir melhor a substâncias irritantes que causam os sintomas da asma. Pode também reduzir o estreitamento das vias aéreas e inflamação.

Como usar: para além do salmão, você pode comer outros peixes, como o bacalhau, sardinha, cavala e atum. Se não gosta de salmão cru, pode tentar o óleo de salmão.
A próxima vez que você sofrer de um ataque de asma, experimente estes tratamentos naturais. Se você seguir corretamente, vai respirar mais fácil e ter alívio de outros sintomas da asma.
Outra dica: comer fibras existentes na fruta e legumes em quantidade certa pode ajudar a prevenir a asma.

Prevenção é sempre o melhor por isso esteja atento.
É possível detectar asma no início de sua aparência através de testes de espirometria que medem a capacidade dos pulmões (por exemplo, volumes e o fluxo de ar que circulam nos pulmões na inspiração e expiração) basta que o paciente, simplesmente sopre para um pequeno dispositivo electrónico com um bocal.
Se por acaso tiver ou já faz medicação não se esqueça de a tomar. Olhe pela sua saúde.

Asma: Saiba como Tratar e Evitar

Asma: Entenda a Doença Respiratória que Causa Falta de Ar e Tosse


Bem Estar – Asma




Fonte: http://dieta.blog.br/como-acabar-com-a-asma-10-incriveis-remedios-caseiros

Comentários

Mensagens populares