Você é o que você sente
Você certamente já ouviu falar que o peixe morre pela boca - numa referência ao cuidado que devemos ter com o que ingerimos, precisamos prestar atenção ao que comemos para não adoecermos.
No entanto, sabiamente O Mestre Jesus, quando questionado sobre não lavar-se antes de comer respondeu "não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, (...) o que sai da boca vem do coração e é isso que contamina o homem".
Na cultura ocidental, o coração é o órgão dos sentimentos, símbolo da alma humana. O que isto quer dizer? Os sentimentos, ou seja, as emoções, podem afetar a saúde de nossa alma e do nosso físico. Para gozarmos de boa saúde é necessário cuidarmos de nossas emoções, de nossos sentimentos.
Sentimentos negativos como medo, dúvida, mágoa, raiva,tristeza, podem gerar sintomas físicos.
A medicina tem estudado com mais atenção o que chamam de somatização. Diversos estudos vêm demonstrando que as pessoas que enfrentam situações altamente stressantes com alguma dose de otimismo são menos propensas a desenvolverem um transtorno psicossomático e, se isso ocorrer, conseguem recuperar-se facilmente.
Um estudo publicado no Journal of Neuroscience por pesquisadores da USP e Unifesp mostrou que o stress acumulado potencializa processos inflamatórios que podem culminar na morte de neurónios em duas regiões específicas do cérebro: o hipocampo, associado à formação da memória, e o córtex frontal, responsável pelo raciocínio complexo.
Pessoas que vivem reclamando, resmungando, discutindo com os outros, se irritando facilmente, adoecem mais devido à grande quantidade de hormônios do stress secretados em seu corpo por causa das atitudes emocionais negativas descontroladas e prejudicam certas funções orgânicas.
FATO: Sentimentos negativos (ciúme, irritação, impaciência, raiva) depois de convertidos em ondas mentais voltam-se sobre nós, gerando desequilíbrio físico.
Energeticamente, uma emoção negativa gera vibração negativa que acaba desequilibrando os chakras e refletindo no órgão correspondente, além de afetar diretamente o sistema imunológico, pois todos os sintomas mentais afetam as células do nosso corpo, daí para desenvolver uma patologia é um passo.
Em contrapartida, cultivar sentimentos bons ajuda a manter a saúde em ordem.
SOLUÇÃO: O simples fato de rir, saber perdoar, ser generoso, humilde, amar, sentir gratidão, esperança, misericórdia, praticar a bondade, o perdão, a mansidão, são atitudes muito eficientes para a saúde porque fazem com que o organismo bloqueie a produção de substâncias prejudiciais, evitando futuras doenças.
Veja agora a sugestão de 5 sentimentos que mais favorecem a saúde:
Perdão - Estudo da Universidade de Tennessee (EUA) mostrou que quem perdoa tem melhor pressão arterial do que quem guarda mágoas.
Tranquilidade - Ela reduz o risco de problemas no coração.
Generosidade - Fazer o bem (não importa a quem) reduz os batimentos cardíacos.
Alegria - Quem cultiva bom humor, em vez de raiva, fica menos vulnerável a doenças. A capacidade de se divertir reduz o estresse e ensina a lidar melhor com problemas.
Otimismo - Os otimistas têm menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas ou de um derrame cerebral.
MOTIVAÇÃO - Sentimentos do bem evitam:
• Colesterol alto
• Diabetes
• Depressão
• Doenças cardiovasculares
• Hipertensão
• Úlceras e gastrite
• Queda de cabelo
• Síndrome do pânico
fonte://Instituto Rharomasy
por: Fatima dos Anjos
Comentários
Enviar um comentário