Como Praticar a Meditação da Bondade Amorosa (Metta)

A prática da meditação da bondade amorosa ou da boa vontade é um instrumento excelente para quebrar as barreiras, assim como para restaurar a humanidade e a bondade quando sua mente se sentir como um campo de batalha. Os benefícios também são de treinar novamente a sua mente para não se importar com o stress mais facilmente quando sua mente está mais calma e mais feliz, e criar soluções mutuamente benéficas aos desafios que você pode estar encarando.


A relevância da prática da meditação da boa vontade é simplesmente que ela pode amansar suas emoções e desenvolver uma mente mais humana e mais sábia.

Passos

  1. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 1
    1
    Primeiramente, selecione uma postura quando você tiver encontrado um lugar calmo e pacífico para meditar. A meditação da bondade amorosa pode ser praticada em qualquer postura, como reclinada, sentada, em pé ou andando, embora se sentar seja a escolha padrão. É melhor fazer o que funciona melhor para você, seja sentada em uma cadeira ou em uma almofada, embora caminhar é mais desafiador, pois você precisa ficar alerta quando está andando ao mesmo tempo em que pratica a meditação.
  2. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 2
    2
    Fique confortável e feche os olhos. Passe alguns minutos relaxando, pois qualquer tensão pode ser uma distração e um obstáculo à bondade amorosa. Ignore as distrações e os pensamentos sobre o dia. Ser bondoso a si mesmo dessa forma pode preparar a sua mente para relaxar e ser mais aberta. É muito difícil praticar essa meditação quando a mente ou o corpo está cansado. Você pode praticar alguns alongamentos gentis, olhar a cenários pacíficos como um jardim, curtir a paz e o silêncio do lugar ou outras formas de relaxar. O método é bem flexível, para que você escolha palavras que são relevantes para você, e de fato, os resultados são melhores se você ajustar para que nem tudo fique compassado, mas relevante para sua mente. Um formato sugerido é o seguinte:
    1. Primeiramente, deseje felicidade a si mesmo, boa saúde, bom sucesso, harmonia, a habilidade de entender o stress e liberá-lo, e a força para superar problemas. Você pode pensar para si mesmo: "Que eu seja feliz, que eu seja livre de qualquer doença e injúria... " etc.
    2. Deseje a si mesmo liberdade do stress, raiva, cobiça, má vontade e inveja. "Que eu pratique a liberação do stress, que eu pratique a liberação da raiva... "
    3. Deseje a si mesmo alegria, serenidade, compaixão e bondade, como "Que eu aprecie o que eu tenho passado. Que eu seja bom para mim mesmo, que eu deixe meus arrependimentos de lado" etc.
    4. Também deseje a si mesmo um bom progresso na sua jornada de vida como: "Que eu fique cada vez mais sábio e ganhe mais habilidades, que eu seja mais generoso a mim mesmo cada vez mais, que eu seja mais paciente e menos precipitado quando estiver ocupado" e por aí vai.
  3. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 3
    3
    Tire um momento agora para entender o motive pelo qual você deseja felicidade a si mesmo primeiro. Muitos têm dificuldade em desejar a si mesmo felicidade. Em alguns casos, o praticante pode sentir que é melhor começar com os outros primeiros, ou há casos em que o praticante ainda guarda um pouco de ressentimento em relação a si mesmo. Como uma flor, às vezes você precisa se abrir e permitir que o seu coração se abra para ver o que tem lá dentro.
    • Se você não consegue ser bondoso consigo mesmo, você está mais ou menos lhe estabelecendo com um novo problema, pois a bondade amorosa trabalha das duas formas. Se nós não conseguimos dar isso a nós mesmos, como nós poderemos dar isso aos outros com sinceridade?
    • É também como a chama de uma vela, se você tirar o ar ou o combustível, ela simplesmente apaga. Ser bondoso consigo mesmo lhe torna capaz de continuar a meditação sem se sentir mesquinho, pois isso age como um combustível. Se for unilateral, pode parecer eventualmente que o amor que você manda aos outros não é genuíno, porque você não pode dar esse amor em qualquer lugar sem condições. Também serve para acalmar a mente e para ser mais generoso com bondade amorosa aos outros.
  4. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 4
    4
    Depois, deseje o mesmo às pessoas mais próximas de você, sua família, seus mentores, amigos e aqueles a quem você admira. Você pode passar um tempo em cada pessoa individualmente, ou como um grupo se for mais fácil, e deseje a eles felicidade e o mesmo acima. Essas pessoas a quem você manda a bondade amorosa devem estar vivas, pois isso pode misturar problemas na sua mente se você enviar isso para os que já morreram. Como o formato anterior direcionado a nós mesmos, nós podemos continuar direcionando os mesmos sentimentos aos outros.
    1. "Que os meus parentes sejam felizes. Que os meus parentes tenham boa saúde, liberdade de doenças e injúrias... " etc.
    2. "Que todas as pessoas que me ensinaram sejam felizes, que elas tenham boa saúde... " etc.
    3. "Que meus amigos sejam felizes…" etc.
  5. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 5
    5
    Depois de cada tipo de pessoa, verifique novamente a sua postura e relaxa os pontos tencionados. Continue verificando a sua postura entre cada grupo e continue como uma forma prática de praticar a bondade a si mesmo. Se uma distração ou um pensamento ressentido surgir, dê a si mesmo tempo para considerar os benefício de um pensamento como esse, se houver algum, assim como para observar qualquer característica estressante ou não benevolente como uma forma de aprender a reconhecê-las no futuro. Deixe de lado qualquer pensamento e, se necessário, retome ao foco desejando "Que eu seja pacífico... que eu deixe os ressentimentos de lado".
  6. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 6
    6
    Depois, siga em frente com as pessoas que você conhece, mas que não são amigos próximos ou membros do grupo anterior. Pode ser seus vizinhos, o dono da padaria, seu médico, colegas de trabalho, clientes ou fornecedores do seu trabalho, etc. Deseje a eles a mesma felicidade que você desejou a si mesmo.
    • Aproveite cada oportunidade para deixar de lado a tensão que surgir, tanto na sua mente como no seu corpo, tenha consciência de que pode haver um endurecimento no seu coração se um pensando de alguém que você não gosta surgir, para que você possa lidar com o problema.
  7. 7
    Depois, deseje a estranhos e pessoas que você não conhece a mesma felicidade que você desejou para os grupos acima. Você não tem que conhecê-los ou saber onde eles estão, mas apenas deseje felicidade a todos. O propósito desse grupo é ser universal, você pode nunca saber quem são as pessoas por quem você passa na rua ou vê no supermercado, mas se você puder se lembrar delas, elas são pessoas ideias para quem direcionar os sentimentos de boa vontade. A prática de metta quebra várias barreiras na mente, para que a gente possa ser mais humano.
  8. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 8
    8
    Vá para o próximo grupo, que às vezes pode ser o mais desafiador – aqueles de quem você não gosta. Pode ser aqueles que foram ruins com você ou aqueles contra quem você guarda certo rancor. Isso é difícil, mas isso quebra as paredes do ódio, da rejeição e do preconceito.
    • Se você tentar e não conseguir fazer isso com certa pessoa (pode ser até você mesmo), então volte e pratique a compaixão desejando a si mesmo perdão, bondade, etc., porque você tentou, e esse é o objetivo. Você pode sempre desejar "que eu deixe de lado esse ressentimento, que eu fique livre dessa raiva" ou o que quer que pareça relevante para você.
    • Gentilmente, trabalhe para superar todos os preconceitos individuais ou má vontade que você pode sentir, pois eles não oferecem nenhum benefício a você e aos outros. Isso pode contar para os sentimentos ruins com boa vontade, deixá-los de lado quando eles surgirem, ou usá-los como uma base de entendimento, examinando a forma que a má vontade pode superar a boa vontade ou até mesmo insultá-la com sentimentos que podem parecer ser boa vontade.
  9. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 9
    9
    Depois de ter desejado a si mesmo felicidade assim como para aqueles que você conhece, você pode mandar em uma variedade de estilos para qualquer lugar, como:
    • Para todas as pessoas e seres no mundo todo na direção norte, depois para o leste, oeste, etc., depois para aqueles acima de você, como pássaros no céu ou minhocas e insetos debaixo da terra, assim como se você morar em um apartamento, mande para seus vizinhos abaixo e acima de você. Você pode simplificar isso mandando bondade amorosa para frente, depois para a direita, depois para trás, etc.
    • Depois disso, você pode desejar aos animais e aos outros seres viventes a mesma felicidade e liberdade de qualquer sofrimento.
    • Deseje às pessoas de outros países e continentes, desejando felicidade para o presente e futuro das pessoas.
  10. Imagem intitulada Practice Loving Kindness Meditation (Metta) Step 10
    10
    Encontre aplicações práticas para a metta em sua vida diária. Pode parecer irrealista no mundo de cachorro-come-cachorro, mas quando é unida ao senso comum e compreensão, a metta é um instrumento muito poderoso e útil.
    • É muito importante usar sabedoria em metta, tanto no seu desenvolvimento como na sua expressão, pois há aspectos nela que podem deixar a vida mais difícil. Se você for unilateral na sua prática, então ela pode ser superficial, mas ao contrário, se você abrir o seu coração demais, você pode acabar se sentindo um capacho ou exausto. Meta tem que trabalhar dos dois lados de forma equilibrada.
    • Em todos os nossos relacinamentos, como nos relacionamentos consigo mesmo, com nossa família, amigos, conhecidos, colegas de trabalho e parceiros, metta pode nos ajudar a ganhar mais paciência e compreensão nas nossas interações, assim como um entendimento de como viver melhor.

Dicas

  • Não fique preocupado se a bondade amorosa não surgir, pois pode levar um tempo dependendo da sua experiência, assim como do seu atual estado de mente. Condenar a si mesmo não serve, mas é surpreendente como essa meditação pode ser difícil para iniciantes, ou para aqueles em estados profundos de infelicidade. Você tem que ter (e irá desenvolver fazendo isso) força verdadeira de caráter, e metta lentamento abre o seu coração emocional para ser curado.
  • Certifique-se de ter tempo para esse exercício; você precisa ir devagar, sem pressa.

Avisos

  • Busque ajuda se você tiver qualquer problema.

Comentários

Mensagens populares