Emoções e a MTC
Emoções e a MTC
EMOÇÕES E MEDICINA CHINESA:
Na Medicina Chinesa as emoções, como elementos causadores de doença são estímulos mentais que perturbam a Mente ( SHEN residente no Coração), a Alma Etérea (Fígado) e a Alma Corpórea (Pulmão) alterando o equilíbrio entre os órgãos internos e a harmonia do Qi e do Sangue. Por isso o stress emocional é nocivo para o organismo como um todo, pois prejudica os órgãos directamente. Em contrapartida, o estado dos órgãos internos igualmente afecta o estado emocional do indivíduo.
A primeira coisa a ser afectada pelo stress é a circulação e a direcção apropriadas do Qi (energia), e cada emoção produz um efeito particular na circulação do mesmo.
Segundo textos tradicionais chineses “a Raiva faz o Qi subir, a Alegria excessiva, Euforia retarda o Qi, a Tristeza dissolve o Qi, o Medo faz o Qi descer, o Choque por sua vez dispersa o Qi e o Pensamento forçado prende o Qi”.
O efeito de cada emoção em determinado órgão não deve ser interpretado de forma muito restrita.O efeito de uma emoção também depende da característica constitucional do indivíduo. Contudo, o quadro abaixo dá alguns exemplos:
- Shen (Entidade Visceral do Coração)
- Yi (Entidade Visceral do Baço)
- Po (Entidade Visceral do Pulmão)
- Zhi (Entidade Visceral do Rim)
- Hun (Entidade Visceral do Fígado)
http://ctcportugal.com/artigos-2/emocoes-e-a-mtc/
Comentários
Enviar um comentário