Linhaça

A Linhaça é uma planta medicinal, também conhecida como Linho ou Linho-comum, muito utilizada para tratar infecções, como cistite ou estomatite, por exemplo.
O seu nome científico é Linum usitatissimum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Para que serve a Linhaça

A Linhaça serve para ajudar no tratamento de enxaqueca, espasmos, asma, reumatismo, contração muscular, feridas, queimaduras, problemas do sono, estomatite, cistite, gengivite, colesterol alto, problemas de pele, prisão de ventre ou dor articular.

Propriedades da Linhaça

As propriedades da Linhaça incluem sua ação laxante, anti-inflamatória, antiespasmódica e cicatrizante.

Modo de uso da Linhaça

As partes usadas da Linhaça são suas sementes, para fazer chás, infusões ou cataplasmas. No entanto, as sementes de Linhaça também podem ser ingeridas na sua forma natural, juntamente com iogurtes, sopa ou sucos, por exemplos.
  • Chá de Linhaça: Colorar 2 colheres de chá de sementes de linhaça trituradas em 250 ml de água fervente. Deixar repousar por 10 minutos e tomar 3 xícaras por dia.
  • Como fazer a dieta da linhaça

    Na dieta da linhaça basta adicionar as sementes ou pó de linhaça em todas as refeições para diminuir o apetite. A linhaça ajuda a emagrecer e pode ser associada a qualquer plano alimentar. Ela é útil para tirar a fome por causa da sua grande quantidade de fibras. Para seguir a dieta da linhaça é necessário consumir 2 colheres de sopa ou dois copos de cerca de 50 ml de sementes de farelo de linhaça diariamente. O farelo pode ser adicionado a iogurtes, leite desnatado, sopa, salada, suco de frutas e a frutas picadas ou amassadas.
    Pode também se adicionar uma colher de sopa da semente inteira a receitas de bolo, pães, molhos e acrescentar o óleo de linhaça como tempero de saladas ou sobre sopas.

Efeitos colaterais da Linhaça

Os efeitos colaterais da Linhaça são diarreia ou prisão de ventre, quando consumida de forma excessiva.

Contra indicações da Linhaça

A Linhaça está contra indicada para grávidas e lactentes, assim como para pacientes com oclusão intestinal, estreitamento do esófago ou irritação do intestino, esófago ou boca.

Informação Nutricional da Linhaça

ComponentesQuantidade por 100 g de sementes de linhaça
Energia495 calorias
Proteínas14,1 g
Gorduras
32,3 g
Carboidratos43,3 g
Fibras33,6 g
Cálcio211,5 mg
Magnésio346,9 mg
Fósforo615,2 mg
Potássio869,3 mg
Zinco4,4 mg

http://www.tuasaude.com/linhaca/


Comentários

Mensagens populares