Problemas da amamentação

Está provado que o peito da mãe é a melhor maneira de alimentar um recém-nascido, mas algumas jovens mães têm dificuldade em organizar um sistema relaxante de amamentação.
1. Aumento do fluxo de leite:
  • Há plantas que ajudam a aumentar o fluxo de leite e mamadas frequentes, enquanto o fluxo não for o desejado, também são importantes. Misturar 20 g de sementes de funcho, 30 g de galega seca, 30 g de verbena seca, 20 g de urtiga seca e uma colher de chá de canela em pó. Guardar a mistura num boião de vidro escuro ou cerâmica  fechado hermeticamente. Tomar uma só chávena de infusão 4 vezes ao dia . Além disso, tomar 5 gotas de tintura de bagas de árvore-da-castidade em água morna antes do pequeno-almoço. Evitar alimentos muito condicionados durante a amamentação porque podem dar gosto ao leite.
2. Bicos de peito doridos:
  • Os bicos do peito doridos e até feridos podem prejudicar o aleitamento e acabar por provocar o ingurgitamento dos seios. Aplicar pomada de maravilha comercializada ou um bocadinho de mel líquido misturado com óleo de amêndoas-doces nos bicos do peito a intervalos frequentes.
3. Ingurgitamento e mastite:
  • Se ficar leite dentro dos seios, estes podem tornar-se ingurgitados e doridos. Os canais bloqueados inflamam-se e pode surgir uma mastite ( inflamação) aguda,  provocada por uma infecção que penetra vulgarmente por um mamilo fendido. Um simples mas eficaz remédio para o ingurgitamento e para a mastite é colocar uma folha de couve bem lavada e amaciada com o maço da cozinha ou martelo dos bifes dentro do soutien.
Precauções gerais durante a gravidez:
  • Não tomar álcool de qualquer espécie, o que inclui tinturas alcoólicas e vinhos tónicos.
  • Há muitas plantas que devem ser evitadas durante a gravidez, pelo que é conveniente consultar-se sempre  o médico. Nos primeiros três meses, evitar todos os medicamentos e não usar as seguintes plantas durante toda a gravidez: tuia, uva-espim, óleo de manjerição, «cohosh»-negro, «cohosh»-azul, óleo de camomila, angélica-chinesa, matricária, hidraste,celidónia-maior, zimbro,pé-de-leão,visco, artemísia, mirra, arruda, bolsa-de-pastor, abrótano e absinto. Não tomar doses terapêuticas das seguintes: angélica, laranja-amarga, pimenta-de-caiena, sementes de aipo, canela, primavera, casca de sabugueiro, funcho, fenacho, ginseng, alfazema, manjerona, noz-moscada, salsa, raiz de ruibarbo, sena, salva, chá, tomilho, verbena, inhame-bravo, rabo-de-raposa e milefólio.

Comentários

Mensagens populares