Reiki para Seniores traz bem estar e mais energia

post-reiki-seniores-vizela

Susana Duarte é Mestre de Reiki e dá formação a seniores desde Fevereiro de 2012, no Rotary Club de Vizela. Esta é uma iniciativa do Núcleo de Guimarães, da Associação Portuguesa de Reiki, que visa apoiar os seniores na manutenção e aumento da sua qualidade de vida e bem-estar.
O Reiki não é só uma prática terapêutica para os outros, é também uma filosofia de vida e algo, em primeiro lugar, virado para nós próprios. Ao aprender Reiki para si mesmo, a pessoa encontra em si uma maior força – a força do auto-cuidado. O Reiki não é algo de alternativo, é complementar, ou seja, atua como complemento a todas as terapêuticas e práticas que a pessoa realize. Atuando em todas as dimensões da pessoa, o Reiki traz serenidade, equilíbrio, mais energia e alivio das dores.

Há quanto tempo estás com esta iniciativa de Reiki para Seniores?

Desde Fevereiro de 2013

Achas diferente ensinar Reiki a um grupo sénior que aos grupos mistos que habitualmente compõem os curso?

É a primeira experiência de ensino de Reiki, mas, pensando na minha própria experiência enquanto aluna, penso que é diferente em alguns aspectos. Sobretudo na maturidade. Generalizando, são pessoas que já têm uma experiência de vida que as tornou mais humildes e generosas, e mais compreensivas. São também pessoas de fé, o que faz com que estejam muito receptivas e que assimilem os ensinamentos muito rapidamente, integrando-os muito facilmente na sua vida diária.

Sendo por ano letivo, quais as vantagens que vês neste tipo de ensino?

É mais gratificante, quer para o aluno quer para o professor, porque pode haver um acompanhamento constante, um maior aprofundamento das matérias, uma aprendizagem partilhada entre alunos e entre aluno e professor, um crescimento não solitário, mais apoiado. O que vejo é que se estabelecem laços mais fortes entre todos e o crescimento de um estimula e ajuda o crescimento do outro.

Como têm sido a partilha de saberes? Os alunos colocam muito da sua vida e saber nas partilhas?

Muito. Há realmente uma experiência de vida que contribui muito para as aulas. Dão conselhos, contam muito das suas experiências de vida. E isso é muito rico para mim, enquanto professora. Eu costumo dizer-lhes: Eu posso saber mais de Reiki, mas vocês sabem mais da vida.

Tens notado modificações na forma de estar e aplicação dos princípios?

Sim. No início, havia alunos que diziam que era muito difícil aplicar alguns princípios, sobretudo o “Só por hoje sou calmo”. Apercebo-me que isso foi mudando só pela mudança de atitude na aula: já não dizem que este ou aquele princípio é difícil de aplicar, e estão muito mais sossegados, menos faladores, mais atentos, são pontuais, e estão sempre preparados para praticar.

Como encararam primeiro o Reiki e como o encaram agora?

No início, havia algumas dúvidas, por ter um nome estranho, não ser muito comum, mas sempre tiveram muita curiosidade. É interessante, que para estes alunos, nunca suscitou muitas dúvidas o processo de sintonização, de aplicação do Reiki, da acção do Reiki. Sempre o compreenderam facilmente. Agora que o praticam, fazem-no com segurança e, na maior parte dos casos, fazem-no diariamente.

Ficam alguns testemunhos de Reiki para Seniores:

Acho que, desde que comecei, fiquei mais confiante, mais leve. Sinto-me bem com as aulas de Reiki. Para que me sinta melhor, e para que possa ajudar-me a mim e a quem mais precisa, preciso de compreender e aprender mais, estudar mais e muito mais.
Rosa Lopes, 20 Fevereiro 2013
Não conhecia o Reiki, mas acho que agora é muito importante na minha vida, porque me transmite mais calma e dá-me mais energia para o meu bem-estar. Quando me sinto mais em baixo, faço Reiki. Gosto muito.
Maria de Lurdes Costa, 20 Fevereiro 2013
Ainda não sei bem o que o Reiki me fez, mas tenho tido boas energias. De agora em diante vou tentar estudar bem o manual e depois vou tirar conclusões. Tenho pouca paciência, mas vou tentar ter mais.
António Machado, 20 Fevereiro 2013
O Reiki veio trazer-me mais serenidade para resolver todos os meus problemas, e mais tolerância para com as outras pessoas, relaxa-me e adormeço mais facilmente. Sinto-me muito mais feliz quando posso ajudar alguém no cado de dor.
Maria das Neves, 20 Fevereiro 2013
O Reiki transmite-me paz. Era uma pessoa com muita ansiedade, e agora, quando sinto essa ansiedade, fecho-me no quarto, faço uma sessão de Reiki e fico bem. Tenho a agradecer, porque pôs-me mais saudável.
Elisa da Silva, 20 Fevereiro 2013

susana-duarteSusana Duarte é Mestre de Reiki, foi também vencedora do prémio Reiki / Dinalivro 2011 – Reiki – uma visão holística na saúde, que pode ser consultado aqui…
Tem sido um membro ativo da Associação Portuguesa de Reiki, primeiro em Delães e depois no núcleo de Guimarães realizando também partilhas e workshops sobre a Filosofia de Vida do Reiki.

Links úteis de Reiki para Seniores

Notícia publicada a 24 de Fevereiro no Reiki em Portugal:

Comentários

Mensagens populares